quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Cadeiras estofadas

Olá pessoas,
Minha cozinha é um lugar colorido, armários, toalhas, enfeites... e já faz tempos que as cadeiras de metal receberam uma cor. E, uma cor é bem o termo certo, cada uma de uma cor! Dois tons de rosa e dois tons de verde. Com o tempo de uso além dos encardidos básicos uma delas quebrou o fundo - óbvio que foi a rosinha claro que a gordinha aqui gosta de sentar né!


Então a missão era trocar o fundo de madeira de uma delas, colocar mais espuma e trocar o courinho das quatro. Parecia fácil, quase foi.


 Primeiro passo, desparafusar e retirar todos os grampos que prendiam o forro antigo.


 Cortar a espuma foi uma experiência maluca... simplesmente a espuma não obedece, não corta onde a gente gostaria, e depois de alguns testes descobri que era melhor manter a espuma fininha que já existia antes e sobrepor a espuma nova.


 Cortar a madeira numa serrinha meia boca, com um braço que não tem o costume de fazer força não foi fácil. Ainda bem que foi só uma para substituir a que quebrou.


O passo a passo de pregar o forro deve ser seguido mesmo! Primeiro um grampo em cada um dos centros das laterais. Firme bem a espuma mas não aperte muito.


Para ficar bem bonitinho o encontro das partes recortei em 45º juntando as partes laterais. Notem que fica uma sobra na ponta, boa parte dela também pode ser cortada para não ficar toda embolada.


Dobre com calma puxando para deixar firme.


Repita o processo nos quatro cantos, firme e sem repuxar. Preencha os espaços com grampos, deixando bem firme todo o contorno.  Recorte todo o excesso de material. Ah. é bom prestar atenção para não grampear onde ficam os parafusos!!


As cadeiras já estão comigo faz um bom tempinho e antes de morar numa casa espaçosa eu morava num apartamento pequeno... e as pobres cadeiras de metal ficavam espremidas entre a mesa e a parede, o que ralou a tinta em todas elas na mesma altura.


Para fazer um disfarce mais fácil do que pintar, eu usei fita isolante branca. Precisei dar algumas voltinhas para ficar bem branquinho e sumir a mancha. Agora além de branca está protegida contra novos esbarrões.


Agora são duas cores, o rosa e o verde, tons mais claros e cadeiras mais fofas! E a Pudim fazendo sua participação especial na foto!

Beijocas coloridas e fofas!

Nenhum comentário: