quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Criado mudo pé palito

Olá pessoas,
Hoje é dia da história dos criados mudos, porque são mudos mas tem história... (não sabem o quanto ouvi a piadinha de que se mudo me deram este trabalho todo imagina se falassem... ou se caprichei tanto para fazer um criado, imagina o trabalho que deve dar fazer um patrão!)


Já faz um tempão comprei este par de criado mudo, pé palito, simpático, uma graça... mas pintando de uma coisa preta e fosca sem graça de tudo.
Ficou lá junto com outras coisas esperando a minha boa vontade de uma boa restauração.


Se vocês estão vendo ele assim, com este ar de brilho... é porque a melhor maneira de tirar toda a coisa preta foi lavando mesmo! No meio do passa-esponja-com-sabão-passa-pano-seco, lembrei que tinha que tirar a foto pra postar! Então... fez muita espuma preta... parecia uma tinta guache ou graxa antiga... era uma eca, resumindo.


Limpinho, uma boa lixadinha fina, e madeirinha linda que estava em baixo apareceu toda prosa. E lá vamos nós para uma camadinha de massa corretora nos lascadinhos, espera secar, lixa... e pronto para a tinta.


 Enquanto isto, na cozinha o vinagre ganhava a melhor utilidade que já achei pra ele até agora. A mistura é de 1 parte de vinagre para 9 de água, deixa de molho peças de metal e.. milagre da reação química! Dourado de novo!! (óbvio que lavei com uma esponjinha pra ficar assim lindo!)


 Gentes, aqui já estou na 2ª demão de tinta da parte de cima, mas comecei com ele virado, pintando os pés primeiro. Óbvio que esbarrei meus braços nos pés palitos várias vezes me manchando toda de tinta, encostei o braço na perna e fui espalhando tinta por todo o corpo!!
 Aviso aos navegantes: sempre que estiver usando tinta esmalte a base de solvente a tinta vai respingar em tudo! (só porque é chato de tirar os respingos)
As dicas continuam as mesmas: procure tutoriais, vídeo aula, passo a passo e mais não sei o que.. tem aos montes na internet; basicamente limpe e lixe tudo, passe massa corretora, espere secar, lixe, pinte, espere, pinte, espere, pinte, espere, lixe... quase pronto! vire a peça e faça tudo de novo na parte de cima... rsrs


 Pronto?! Não!!
Nos pés coloquei feltro com adesivo, comprei foi logo uma placa grande e estou cortando os pedaços dos tamanhos necessários e colando no pé de tudo que estou restaurando. Serve para proteger o chão, a peça, e ficar bem mais fácil para arrastar os móveis.



 E, quando vocês pensaram que estava pronto... mais um pequeno problema apareceu. Os puxadores já estavam colocados assim inclinados, e eu achei legal e mantive. As peças voltaram a ser douradas, mas as partes que serviam para limitar a distância do puxador até a madeira da gaveta estavam quebradas, e não achei nada nas lojas de ferragens que pudesse usar pra substituir. Pensa que pensa e fui para as lojas de armarinhos. Quem não tem cão caça com gato! Pecinhas usadas para acabamento de cordões foi a solução mais prática que consegui. Transparentes, delicadas, do tamanho certo e... e foi o que tinha gentes!


Agora o parzinho está guardado, esperando a sala toda ficar pronta. Porque com estes pés palitos lindos estas peças não poderiam ficar escondidas no quarto não é mesmo?!

Beijocas coloridas!

Nenhum comentário: