sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pintura - Por do sol

Olá pessoas
No lugar do desenho de sexta, hoje a pintura da semana!
Uma semana de trabalho e acho que a tela está pronta... ou quase, aposto que ainda acho um lugar para dar mais uma pincelada... rsrs.


Semana passada dei uma reorganizada no lugar onde um dia eu pretendia que fosse o atelier, uma bagunça de tudo que é coisa guardada, de pouco tempo para pintar, de muitas coisas para fazer. Estou desmontando e montando, preparando para o novo espaço, um atelier de verdade, com tudo no lugar e tempo para pintar, (espero!) Esta é uma tela grande 80 x 120 cm e faz tempos que ela está me olhando com aquela cara de quem precisa de tinta, de cor, de vida! Estava lá no cantinho junto com outras duas que logo logo vão pro cavalete também.


 Detalhe das nuvens, ficaram fofas, coloridas e iluminadas!!


Cavalete, tela e a bagunça do canto que insiste em morar por ali ainda... rsrs


Fazia um ano que eu não pintava e é muito bom voltar a fazer amizade com os pincéis, com a tinta a óleo, com a paleta suja de tons diferentes, com a tela a ser trabalhada.
Ah, que agora me deu foi é vontade de pintar mais!!
Beijocas coloridas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Cama de cor nova

Olá pessoas,
Nem toda história de restauração foi uma verdadeira saga. Algumas foram até bem simples. Quando percebi que era capaz e que ainda existiam dias nas minhas férias, decidi pintar a cama também.
A cama estava inteirinha e de boa, fora a maioria dos puxadores da gaveta que já tinham se quebrado com o tempo, então era só uma lixadinha básica e tinta. Simples assim!
Depois de pronta a cabeceira baú recebeu de volta os livros que estão sempre por ali, fotografias e minha coleção de bicicletas. Logo logo muda de lugar e vai ganhar uma tela no alto da cabeceira.


Desmontar ela foi fácil, montar foi outra história... rsrs
Foi tão fácil e rápido pintar, e tão básico, pintando de branco... que acreditem, esqueci de ir fotografando como fiz com as outras peças. Então vou contar e vocês usem a imaginação... rsrsrs
A cama estava na sua cor original de madeira e pintei só pra fazer uma cara nova mesmo, que não estava nem ralada nem estragada, fora os puxadores e umas ripas do estrado.


Os puxadores foram retirados e preenchi os espacinhos dos furos com massa, espera secar, lixa. Troquei umas ripas do estrado, que quase 20 anos de uso e um bocado de preguiça de ter feito isto antes, acumularam umas 4 estragadas. Caramba, eu gostei mesmo desta tal de massa plástica, mágica para os furinhos.


E o de sempre, lixa, pinta, espera secar, pinta, lixa... Só que desta vez como usei esmalte acetinado a base de água ganhei uma ajudinha extra do filhote, que me ajudou a pintar o baú da cabeceira.


Ficou bem mais moderna sem os puxadores, e confesso que já estava usando sem há um bom tempo mesmo.. funcionava, então achei que eles só serviam mesmo pra machucar a canela.


No baú fique com dó de deixar assim tão branco, e precisava de proteger porque a Pudim gosta de ficar nele pra observar o mundo da janela e eu não queria que ela arranhasse a minha pintura novinha. Solução fácil e preguiçosa. Eu tinha guardado um pedaço de tecido, do mesmo que usei pra fazer a cortina, e coloquei em cima... como é um teste pra ver se funciona e se eu gosto mesmo está só preso com fita adesiva... é um baú onde guardo cobertores, abro pouco, mas se fechar com o tecido de modo fixo, como abro depois?! Estou pensando e procurando ideias...


 Ah, um super obrigada ao meu sobrinho que veio ajudar a tia a tirar a cama para a varanda, a trazer de volta pro quarto depois de pintada e a montar!
Beijocas coloridas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Bordado em Vagonite - Toalha de banho

Olá pessoas
Esta toalha foi encomenda para um presente, a toalha de banho é rosa então fiquei pensando em com que cor bordar. Usei para o centro do desenho um rosa escuro e para o desenvolvimento do bordado a linha mesclada que vai do rosa para o branco e um tom de roxo.

Este efeito da mescla forma um desenho do qual não temos o controle, e isto fica bom, não é mesmo?!




Ah! Esta toalha com efeitos quadriculados no próprio tecido não é linda?! E combina muito com o vagonite!
Beijocas coloridas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Desenho - Carro para o LH

Olá pessoas,
Este desafio que me propus de um desenho por semana não é fácil!
O desenho de hoje é especialmente para meu filhote, que adora carros. Depois de muito "mãe desenha um carro pra mim... " ai está.
Lógico que antes ele escolheu um modelo tunado, com tanto badulaque e coisa no carro que eu achei que não iria mesmo conseguir desenhar... ele está "melhorando", pintando e fazendo o contorno mais escuro, que segundo ele não ficou assim.. tão bom...
Beijocas coloridas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Cadeiras estofadas

Olá pessoas,
Minha cozinha é um lugar colorido, armários, toalhas, enfeites... e já faz tempos que as cadeiras de metal receberam uma cor. E, uma cor é bem o termo certo, cada uma de uma cor! Dois tons de rosa e dois tons de verde. Com o tempo de uso além dos encardidos básicos uma delas quebrou o fundo - óbvio que foi a rosinha claro que a gordinha aqui gosta de sentar né!


Então a missão era trocar o fundo de madeira de uma delas, colocar mais espuma e trocar o courinho das quatro. Parecia fácil, quase foi.


 Primeiro passo, desparafusar e retirar todos os grampos que prendiam o forro antigo.


 Cortar a espuma foi uma experiência maluca... simplesmente a espuma não obedece, não corta onde a gente gostaria, e depois de alguns testes descobri que era melhor manter a espuma fininha que já existia antes e sobrepor a espuma nova.


 Cortar a madeira numa serrinha meia boca, com um braço que não tem o costume de fazer força não foi fácil. Ainda bem que foi só uma para substituir a que quebrou.


O passo a passo de pregar o forro deve ser seguido mesmo! Primeiro um grampo em cada um dos centros das laterais. Firme bem a espuma mas não aperte muito.


Para ficar bem bonitinho o encontro das partes recortei em 45º juntando as partes laterais. Notem que fica uma sobra na ponta, boa parte dela também pode ser cortada para não ficar toda embolada.


Dobre com calma puxando para deixar firme.


Repita o processo nos quatro cantos, firme e sem repuxar. Preencha os espaços com grampos, deixando bem firme todo o contorno.  Recorte todo o excesso de material. Ah. é bom prestar atenção para não grampear onde ficam os parafusos!!


As cadeiras já estão comigo faz um bom tempinho e antes de morar numa casa espaçosa eu morava num apartamento pequeno... e as pobres cadeiras de metal ficavam espremidas entre a mesa e a parede, o que ralou a tinta em todas elas na mesma altura.


Para fazer um disfarce mais fácil do que pintar, eu usei fita isolante branca. Precisei dar algumas voltinhas para ficar bem branquinho e sumir a mancha. Agora além de branca está protegida contra novos esbarrões.


Agora são duas cores, o rosa e o verde, tons mais claros e cadeiras mais fofas! E a Pudim fazendo sua participação especial na foto!

Beijocas coloridas e fofas!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bordado em Vagonite - Panos de Prato Azul

Olá pessoas,
Sabe quando você olha e vê algo interessante?!
Os panos são coloridos! Eles me olharam, eu olhei pra eles...
E não resisti! Linha e agulha neles e mais cores!


 Lacinhos com linha mesclada, simples e delicadas!



Tons de laranja para esquentar o dia.



E adorei esta mistura de rosa e azul! (sei que sou suspeita, adoro rosa!)
Beijocas coloridas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Desenho - Pudim, a gatinha

Olá pessoas,
Eu disse que vou postar um desenho toda sexta né?! Pensa numa coisa difícil... quando lembro de desenhar antes esqueço de postar, quando lembro que tenho que postar... cade o desenho?!
Hoje fiz um desenho olhando uma foto, já que a modelo resolveu que não queria colaborar ficando parada.


 A Pudim é minha companheira, anda pela casa me seguindo... e não sei como consegue andar no meio de tudo que coisa com tinta e nunca se sujar! Lógico que ela não perde uma oportunidade de brincar de pega com meus novelos de linha, ou tentar pegar a ponta da agulha de trico... ou coisas bem gatísticas... rsrs
Beijocas coloridas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Criado mudo pé palito

Olá pessoas,
Hoje é dia da história dos criados mudos, porque são mudos mas tem história... (não sabem o quanto ouvi a piadinha de que se mudo me deram este trabalho todo imagina se falassem... ou se caprichei tanto para fazer um criado, imagina o trabalho que deve dar fazer um patrão!)


Já faz um tempão comprei este par de criado mudo, pé palito, simpático, uma graça... mas pintando de uma coisa preta e fosca sem graça de tudo.
Ficou lá junto com outras coisas esperando a minha boa vontade de uma boa restauração.


Se vocês estão vendo ele assim, com este ar de brilho... é porque a melhor maneira de tirar toda a coisa preta foi lavando mesmo! No meio do passa-esponja-com-sabão-passa-pano-seco, lembrei que tinha que tirar a foto pra postar! Então... fez muita espuma preta... parecia uma tinta guache ou graxa antiga... era uma eca, resumindo.


Limpinho, uma boa lixadinha fina, e madeirinha linda que estava em baixo apareceu toda prosa. E lá vamos nós para uma camadinha de massa corretora nos lascadinhos, espera secar, lixa... e pronto para a tinta.


 Enquanto isto, na cozinha o vinagre ganhava a melhor utilidade que já achei pra ele até agora. A mistura é de 1 parte de vinagre para 9 de água, deixa de molho peças de metal e.. milagre da reação química! Dourado de novo!! (óbvio que lavei com uma esponjinha pra ficar assim lindo!)


 Gentes, aqui já estou na 2ª demão de tinta da parte de cima, mas comecei com ele virado, pintando os pés primeiro. Óbvio que esbarrei meus braços nos pés palitos várias vezes me manchando toda de tinta, encostei o braço na perna e fui espalhando tinta por todo o corpo!!
 Aviso aos navegantes: sempre que estiver usando tinta esmalte a base de solvente a tinta vai respingar em tudo! (só porque é chato de tirar os respingos)
As dicas continuam as mesmas: procure tutoriais, vídeo aula, passo a passo e mais não sei o que.. tem aos montes na internet; basicamente limpe e lixe tudo, passe massa corretora, espere secar, lixe, pinte, espere, pinte, espere, pinte, espere, lixe... quase pronto! vire a peça e faça tudo de novo na parte de cima... rsrs


 Pronto?! Não!!
Nos pés coloquei feltro com adesivo, comprei foi logo uma placa grande e estou cortando os pedaços dos tamanhos necessários e colando no pé de tudo que estou restaurando. Serve para proteger o chão, a peça, e ficar bem mais fácil para arrastar os móveis.



 E, quando vocês pensaram que estava pronto... mais um pequeno problema apareceu. Os puxadores já estavam colocados assim inclinados, e eu achei legal e mantive. As peças voltaram a ser douradas, mas as partes que serviam para limitar a distância do puxador até a madeira da gaveta estavam quebradas, e não achei nada nas lojas de ferragens que pudesse usar pra substituir. Pensa que pensa e fui para as lojas de armarinhos. Quem não tem cão caça com gato! Pecinhas usadas para acabamento de cordões foi a solução mais prática que consegui. Transparentes, delicadas, do tamanho certo e... e foi o que tinha gentes!


Agora o parzinho está guardado, esperando a sala toda ficar pronta. Porque com estes pés palitos lindos estas peças não poderiam ficar escondidas no quarto não é mesmo?!

Beijocas coloridas!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bordado em Vagonite - Cozinha em branco e rosa

Olá pessoas,
Borda daqui, borda de lá... e uma amiga me pediu uma peça branca com um bordado em tons de rosa.
Ah... adoooooooooro rosa! Difícil é escolher qual tom de rosa e qual desenho.
Eu gostei muito do resultado e ela também, espero que também gostem.

Uma delicadeza bem rosa, não é mesmo?!


Ai que dó de usar!! Eu sempre levo um tempo me convencendo que é possível usar... rsrs
Beijocas coloridas

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Desenho - Fim de semana no Porto Camargo

Olá pessoas,
Acreditem ou não, fiz o desenho e esqueci de postar!! (tem coisas que só eu mesmo!)
Final de semana passado fomos ao Porto Camargo, tem uma praia de areia limpa bem no meio do rio, para chegar lá só de barco. Uma delícia.
Seria maravilhosamente lindo, se não fosse um pequeno porém... só existe uma praia de areia no meio do rio, como uma ilha só de areia, porque tem muito mais areia do que deveria ter por ali... e menos água do que já teve...
Ecochatices e preocupações com o mundo a parte, o lugar é muito gostoso. Água transparente, peixinhos a nossa volta e pessoas maravilhosas como companhia!

Sentados no meio do rio... o outro lado.


Lembrando que todo cuidado com o sol é pouco, minha mãe só tirou o chapéu quando estava na proteção da sombra na tenda... lembrei que estava com o material de desenho na bolsa... e... arrisquei desenhar.
Beijocas coloridas e ensolaradas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Minha casa, minha cara - Banqueta da penteadeira

Olá,
A penteadeira foi uma saga de um bom tempo, e com ela vieram outras histórias e bonitezas!


Nos ires e vires as lojas de móveis usados encontrei duas cadeiras com uma cara simpática um dia. As cadeiras de madeira estavam pintadas de cor de rosa.. e eu não resisti!
Ficaram um tempo no atelier servindo para sentar, apoiar telas, paleta de tintas e, lógico acumular bagunça em cima... rsrs

 Com a maluquice de reformas e restaurações por aqui as cadeiras tiveram a sua vez, continuaram rosa e ganharam um toque especial. Uma delas estava com o encosto solto, então retirei de vez, passei massa corretora, lixa, pinta, espera.. pinta.. espera..



Ficou uma graça a banqueta, mas faltava alguma coisa... até a Pudim achou que não estava assim tão bom... então... resolvi estofar!


Enquanto isto a outra cadeira espera ansiosamente por uma almofadinha linda ali no canto... e já está com uma bolsa e duas bagunças em cima no momento.... rsrs


 Então vamos pra brincadeira de estofar. Primeiro problema achar um tecido que a cor e a estampa ficassem relativamente bons. Aqui na cidade encontrar aqueeeeeeeeeele material é sempre um desafio a parte nas minha invencionices! E não é que na quarta e última loja tinha uma estampa com uma rosa bem no tom?!


Espuma alta (era uma vez um colchão por aqui.. rsrs) e o truque para ficar bom aqui foi o de sempre... dobre a beiradinha do tecido pra fazer um acabamento legal, e com o grampeador de madeira primeiro prenda os meios das laterais, depois mais perto dos pés. Então com os quatro cantos livres com calma e muita paciência dobre os cantinhos puxando bem para fazer o efeito fofo depois. Repetir nos outros cantos e pronto!


Falando/escrevendo parece bem fácil.. mas deu um bocadinho de trabalho... recompensado pelo efeito lindo de fofura florida e rosa!


Ah... que está ficando lindo meu quarto!
Beijocas coloridas e floridas