domingo, 30 de agosto de 2015

Minha casa, minha cara - Fogão Rosa

Olá,
Outro dia postei fotos da minha cozinha rosa no face no álbum Passárgada, onde venho postando fotos da minha casa. E, o que fez mais sucesso? Meu fogão cor de rosa!


Lógico que não é todo dia que a gente encontra uma pessoa que teve a coragem de pintar a parede da cozinha de rosa e encher de detalhes da mesma cor! (casa de menininha é assim... rsrs)
Como várias pessoas me pediram um passo a passo, que é mesmo bem simples, vamos lá!
Para adesivar o fogão, a geladeira ou qualquer outro móvel você pode encomendar em lojas especializadas, com a imagem que quiser um adesivo feito sob medida, dependendo da empresa eles até colocam. Mas sabe como é... grana curta, criatividade em alta. E eu a-do-ro fazer as coisas!
Pesquisei em vários blogs e sites, e a ideia de usar adesivo vinílico (conhecido pela marca contact) me pareceu bem prática, e como garantiam que não iria derreter ou soltar... mão na massa. Meu fogão estava com aquela cara de fogão usado, um descascadinho aqui, umas bolhas na pintura ali... só na frente. Então medi e calculei mais ou menos quanto usaria de de adesivo, procurei cores em tons de rosa e me preparei para fazer naquele dia de folga (aquele que a gente trabalha mais do que nos outros... rsrs).


O primeiro passo é limpar bem limpinho mesmo, retirando todo pó, gordura ou qualquer outra sujeira. Quando fui fazer isto a tinta começou a soltar! Isto mesmo.. a ferrugem tinha feito seu estrago silencioso e escondidinho... então lixa que lixa, para ficar bem limpo. A dica para quem não tem muita amizade com as lixas é usar uma esponja de aço seca. Depois lavar tudo mais uma vez.
E pronto! É só ir retirando o adesivo com calma e aos poucos ir colando. A parte que deu mais trabalho foi limpar mesmo!

Ah... e colar as partes arredondadas por traz dos botões. Que cortei como raios, depois recortei um outro pedaço em forma de círculo e colei por cima para cobrir as partes brancas e ficar mais firme. A bagunça parece que faz parte de mim, então terminei com pedaços de adesivo, tesoura, estilete, régua, espátula e tecido para tudo que é lado.


Apesar de cozinhar pouco já fiz bolos e garanto que não derrete! Limpe com cuidado porque o adesivo pode ser riscado se arranhado com esponja.



Beijocas coloridas!




quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Minha casa, minha cara - Cadeira de vó!

Olá,
    A pessoa anda com a cabeça nas nuvens e fazendo mil coisas... ou seja... para variar sumi daqui porque estava fazendo coisas para por aqui... e entendam por aqui... aqui em casa mesmo! rsrsrs
Olha só se a minha sala não está uma graça com este piso desenhado, sofá estampadinho e cadeiras de vó?!

    Já faz tempos eu resolvi que não queria mais a mesa da cozinha, com pedra e tubos brancos, eu quero mesmo é uma boa mesa de madeira... mas enquanto isto não acontece mudei os estofamentos das cadeiras e fiquei com a mesa branca de pedra. Na minha cozinha nova ficou linda e os planos de uma mesa de madeira ficou para um futuro não muito distante - espero!
    Tudo isto pra contar que comprei cadeiras de madeira. Estavam um horror, lascadas, pintura detonada, cupim fazendo a festa em um dos pés. Mas me deu uma vontade de ter elas em casa. Aquelas cadeiras com cara de ter histórias para contar, e comprei. Como um monte de outras coisas ficaram lá no canto esperando aquele momento de inspiração, boas ideias e necessidade para transformar as cadeiras velhas em cadeiras lindas.


    Como todas as peças que vão ser trabalhadas em madeira o primeiro passo é lixar tudo, massa nos muitos estragos, e lixa que lixa! (lembrando que antes passei veneno para os cupins e me certifiquei que não tinha mais ninguém morando na madeira).


    Muita massa, retoques e lixa que lixa depois, a cadeira estava pronta para uma base de tinta, Eu tinha em casa um restinho de tinta acetinada rosa claro e várias camadas depois...

   Com a base percebi outras falhas, retoque, massa e lixa... tudo de novo!

   Pesquisei várias possibilidades de pintura e tintas, e descobri que poderia pintar com tinta para artesanato a base de água, pareceu uma ótima ideia, já que os potes são pequenos e poderia variar cores. Ah... seca rápido e é de fácil aplicação, o que é uma vantagem para fazer bases lisas e me deu ideia de usar um bocadinho de cor nas cadeiras.
   Pois então... isto significou pintar a maior parte de rosa, esperar secar, pintar de novo, secar, pintar... 3 camadas de tinta intercalando pintura, tempo de secagem e lixa fina. Troca de cor, passa fita crepe nos encontros de cores, e tudo de novo... 
  Agora pensem! Duas cadeiras com cores invertidas, dentro achei que ia ficar bom branco, e... esqueci de pintar os detalhes dos pés no entusiasmo... precisei esperar secar tudo bem, virar de cabeça pra baixo e fazer os detalhes dos pés. (as próximas peças comecei de cabeça pra baixo e pelos pés!)
  Já estava bom, se não fosse para minha casa! Eu queria algo mais, e procura que procura descobri a referência que estava procurando! A pintura que eu tinha na minha cabeça tem nome: Bauernmalerei. Pintura de artesanato alemão, tirei uma referência de imagem do pinterest. Daquele jeito bem básico, medi a madeira, ampliei o desenho na tela do computador e num momento de preguiça extrema... coloquei uma folha por cima e contornei... rsrs 
   Pareceu fácil né!? E quase foi... só que eu não tinha pintado ainda com a tinta de artesanato qualquer coisa que não fosse lisa, e descobri que a tinta secar rápido pode ser um problema! Tive que lixar tudo de novo e repintar de liso outra vez, repetir o desenho, e pesquisar uma vídeo aula de como pintar isto de modo que funcionasse!!
   

     Ah! Levei dias trabalhando nestas cadeiras! Na verdade foram as primeiras peças que comecei a fazer em janeiro... e só postei agora... acho que deu para entender o motivo! Depois de prontas, verniz spray em tudo, feltro adesivo nos pés, e... ficaram guardadinhas esperando eu me mudar para a casa nova! Agora estão ali todas prosas na sala, são um luxo! Minhas cadeiras de madeira com cara de casa de vó!
Beijocas coloridas!